sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Oh Mundão!

Seja homem, mostre seu pinto!
Seja mulher de verdade, mostre tudo pra mamãe!
Na ecografia já começam as cobranças. Mas calma porque o mundo lá fora lhe reserva bem mais que isso meu amigo!
Até a festinha de um ano tem que estar caminhando e falando. Nos cinco anos tem que saber de cor e salteado formas geométricas contar até dez e de lambuja saber a capital Brasileira e mais umas cinco outras.
Adolescência chegando, tem que saber tocar violão, fazer aulas de balé, curso de inglês, informática, natação e o que der nas 24 horas do dia, disciplina, estude, estude e estude garoto!
É meu amigo por enquanto são os pais cobrando apenas com o intuito de ver seus filhos felizes e preparados para o que vem pela frente.
O que vem pela frente? Este mundão em que vivemos e que diferente dos seus pais lhe cobrará muito, mas muito mais mesmo e sem pena!
O mundo lhe cobra números meu amigo, lhe cobra estatísticas, lhe cobra alto. Não adianta ser bom para o mundo, tem que ser O MELHOR, não adianta pedir arrego para o mundo meu amigo, ele não te dará, não adianta pedir colo e um tempo pra pensar, será em vão.
Então você cresce, tem uma carreira no que quis seguir, casa-se tem seus filhos, seus amigos, tudo certinho. Ainda tem que aprender a viver, a conviver com seus colegas de trabalho que irão lhe cobrar horários, irão lhe cobrar a cervejinha no bar depois do expediente, irão lhe cobrar mais esforço naquele relatório final. Seu cônjuge vai querer a mesma cara do dia do casamento todos os dias da sua vida, vai querer que deixe o futebol ou o cabeleireiro para ir com ele ou ela ao cinema assistir Velozes e Furiosos ou Sex and the City. Seus filhos cobrarão mais carinho, a mesma cara do dia do nascimento todos os outros dias da sua vida, vão lhe cobrar Barbies e Ben 10. Vão cobrar que não chore. Amigos vão lhe cobrar sua presença, às vezes sua ausência, vão lhe pedir ouvidos, bocas, vão lhe magoar e lhe pedir desculpas, vão lhe esquecer e voltar. E é claro você fará isso pra eles também. Claro que graças a Deus temos filhos, família, amigos, empregos, e colegas de trabalho, isso nos torna mais vivos, mas às vezes não dá vontade de se esconder como uma tartaruga em seu casco e ficar ali bem quietinho sem se mexer para que não nos vejam? Não da vontade de citar Raulsito e gritar bem alto “PARE o mundo que eu quero descer”?! Confessem.
Isso nos acalmaria um pouco e voltaríamos com todo gás para esta novela chamada "Nossa Vida", sorte de tudo isso é sermos ao mesmo tempo os atores, os diretores e o mais importante, os escritores da nossa própria história. Fizemos dela o que bem entender não é mesmo?
Bom, já que não temos a sorte da tartaruga e muito menos o mundo pode parar pra descermos vamos lá carregar-nos de puro bom humor pra enfrentar este mundão!
Sorte aí.



Nana
Janeiro de 2010

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tristeza x Esperança

Impressiono-me cada vez mais com as pessoas que se preocupam e colocam acima de tudo o seu carro importado, sua postura social, seu cargo de chefia, seu amigo político influente, a viagem no transatlântico, enfim, colocam acima de tudo coisas. Esquecem-se dos seus próprios sentimentos, esquecem de serem humanos, da importância da honestidade, da simplicidade, esquecem-se da solidariedade, do amor ao próximo e de fazer o bem ao próximo.
Assistindo ao jornal da noite nesta última semana chega dar medo, é de nos apavorarmos mesmo, de nos entristecer-mos com tudo que está acontecendo no Haiti. Uma enfermeira é retirada viva debaixo dos escombros de um hospital após quatro dias, o JN mostrou as imagens do resgate, onde se via apenas seus olhinhos que lembravam os de um bebê que recém nascido é apresentado a este mundo cruel, e se via ali também a esperança de quem nasceu, e nasceu de novo, e se via ali a vontade de seguir novamente, e apesar de tudo via-se ali naqueles dois olhos sujos de poeira a felicidade de estar viva, de ter tido uma segunda chance e de poder ver nela uma vida, ainda que tenha a consciência de ter que resgatá-la, de ter que refazê-la, desde o comecinho.
Se vê no Haiti crianças sem pais, mães soterradas ou a procura de seus filhos, bombeiros que não sabem por onde começar resgatar pessoas, ou corpos, gente andando sem ter pra onde ir, sem ter seu trabalho, suas casas, seus amigos, desespero total.
Ah! A postura social, o cargo de chefia, o carro importado e a viagem? Importam?
Nestas horas são todos, exatamente todos iguais minha gente! Quem estava no hotel de luxo também ficou sujo de poeira, também sentiu medo, também teve esperança e vontade de viver mais um pouco, e os que sobreviveram também sentiram a mesma felicidade daquela simples e grandiosa enfermeira. Os que infelizmente não tiveram a mesma sorte no hotel de luxo se foram exatamente iguais aos que se foram nas casas simples, no subúrbio do Haiti.
Podemos então ter cores, crenças e cargos diferentes, mas todos vamos para um mesmo lugar um dia. Não seria muito melhor nos unirmos antes, ajudarmos ao próximo, darmos valor as pessoas hoje, agora vivos?!

Criança sai com cada uma!

No plim plim da globo sentadas na sala minha pequenina Antonia e eu.
O repórter (pobre dele) pergunta pra Kaká, você casou virgem?
Kaká responde: _Casei sim (bobo ele)
Minha filha pergunta:
_Mama o que é virgem?
Eu num impulso de mãe que quer fugir destas perguntas digo que quando ela crescer ela entende, mas quando faço isso e me dá um peso na consciência sabe, que pena deixar o bichinho assim com um enorme ponto de interrogação na cabecinha ate sei lá quando! Alguma mãe aí já deve ter sentido isso não é mesmo? Repensei, invoquei Nossa senhora desatadora de nós, uma Psicopedagoga, Psicóloga e todos os outros “Psicos” que poderiam me ajudar nesta “pergunta de vestibular”, ate Mr. M servia!
Olhei pra ela e falei a verdade, somente a verdade, filha é que a esposa dele foi a primeira mulher da vida dele entende?
_ Huumm! Ah ta, entendi!
Ufa!
Começa a entrevista na íntegra e o repórter larga a tão falada pergunta e logo após questiona sobre o número de namoradas do craque, onde ele responde que teve umas duas ou três antes da Fulana de tal.
Antonia velha não perde tempo, levanta a cabeça do seu escritório imaginário na mesinha de centro e diz franzindo a testa e com tom de PhD no assunto:
_ Mas como pode ser virgem se já teve três namoradas?

Boa noite minha pequeninaaaaa!!!!! Amanhã tem café da manhã na camaaaaa!!!!
Boa noite anjo!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Apenas HOJE...

Estava revendo agora umas fotos de quando era adolescente, a turma era grande, não havia celular na época na verdade havia sim mas era muito caro e era objeto de poucos, internet a mesma coisa, enfim não tínhamos muito como nos comunicar, mas era impressionante como nos juntávamos todo o santo dia no mesmo lugar e no mesmo horário, chegava um depois o outro e de repente estávamos todos ali, reunidos.Conversas, choros, idéias mil, combinações, fofocas, lanches, enfim, tudo era tão bom, nada nos preocupava a não ser em qual festa que íamos no dia seguinte, ou em qual casa íamos assistir o jogo do Brasil com a Argentina comendo cachorro quente.E no outro dia era só dormir até o cheirinho da galinha com molho da minha mãe exalar o quarto, e até ouvir a voz dela dizendo pra acordar e contar da noite como foi.Saudade desta época.A vida passa, a turma se desfaz,cada um vai pra um lado, formam famílias, uns ficam conosco, uns vimos e parecem não nos conhecer, uns ligam de vez em quando, uns lembram de tudo numa mesa de bar e marcam festa de reencontro no próximo sábado à noite, uns vão embora, uns voltam, outras turmas se formam, outros amigos, outras festas, mas as lembranças deste tempo ficam em nossas mentes, os tempos de farra, os tempos de riso, os tempos de perdas de amigos queridos, e até as brigas ficam como lembranças que podemos rir hoje. O que tirar disso tudo? é que nossa vida vale a pena HOJE, HOJE estamos nos divertindo,hoje conseguimos o que queríamos, HOJE nossos amigos são importantes, HOJE somos mais fortes que nossos problemas,HOJE apenas HOJE somos FELIZES!
Amanhã...SAUDADES!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Urssss! como não gosto deste tal de português, olha aí ó, não sei se escrevo este ou esse, e português está perto né,enfim, ahhhh (esse eu sei que é entre vírgulas).
Vírgulas, quase sempre esqueço em que ponto da frase devo colocá-la, adoro o ponto final.
E o hífen? "pelamordedeus"! põe hífen,tira hífen (será que vai vírgula aí hein?)
A crase, ai a crase!
Ontem escrevi "sorrizo" gente, pode?
Mas também cá entre nós, vê se não fica bem bonitinho! (e depois de ponto de interrogação e exclamação começo na nova linha?) eu não gosto de português mas odeio errá-lo.
Outra coisa, alguém, aí sabe me dizer a origem da palavra carpintaria? porque eu sempre digo que carpinteiro devia ser quem carpe, se carpir significa, entre outros sinônimos, arrancar, colher então, carpinteiro ora! que carpe! sério gente desde criancinha penso nisso, e já perguntei sim pra professores de português, eles nunca me respondiam, apenas riam um pouco e seguiam a aula.
Ditongos, tritongos, hiatos, oxítonas, paroxítonas e...esta eu gostava, proparoxítona! (todas são acentuadas e pronto)
Agora me respondam por favor, eu sei que cada um deles tem suas razões de existir, mas por que quatro por quês?
Acertei?
Eu fico louca com este tal português!
Hipérbole?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Sonhos

Assistia a um filme infantil com minha filha hoje à tarde, a não ser as cores lindas dos desenhos
nada mais me chamava atenção, enquanto ela prestava atenção com os olhinhos vibrantes para tudo
o que acontecia no filme eu pensava no trabalho da faculdade que tenho que entregar hoje a noite, no calorão infernal que está aqui no Itaqui, na visita ao banco que terei que fazer amanhã cedo, enfim, em várias outras coisitas que adulto pensa, pensa, e repensa.

Foi quando uma cena do filme me chamou atenção, um mago (tudo em desenho) em frente da Moranguinho e suas amigas frutinhas atrás dela caminhavam por um corredor com caixas e mais caixas coloridas, quando uma das suas amigas (acho que a laranjinha não lembro) encontrou em cima de uma destas caixas uma linda boneca, ela parou e disse:

- Olha! Sempre quis ter uma boneca como esta
O mago disse: _ É sua! Era o seu sonho e você esqueceu dele.
A amiga da Moranguinho disse: _ Sério? Posso pegá-la? Não é tarde demais?
Mago: _ Nunca é tarde para recomeçar um sonho.

Assim ela pegou aquela boneca feliz da vida, não era pra estar não? ela havia achado seu sonho de novo e não era tarde demais para conseguí-lo. E eu fiquei pensando em como as coisas são, como de repente o que mais queremos deixamos de lado, por... Sei lá por que!
Por medo seria? Por preguiça? Por medo de chegar a conseguir e aquilo não ser exatamente o que tanto sonhávamos? Ou por pura falta de vontade de lutar?

De vez em quando é bom fazermos estas perguntas a nós mesmos, para ver onde, em que lugar,qual prateleira de qual corredor da vida deixamos nossos sonhos. A partir desta cena deixei de lado minhas preocupações e comecei prestar atenção na mensagem que o filme trazia. Em uma cena morcegos eram transformados em borboletas apenas com a força do pensamento de uma das frutinhas, ela sonhou com isso e paf! Aconteceu. Imaginem como seria diferente do que vemos agora não acham?

Vimos pessoas que para nós são ou foram borboletas lindas virando morcegos diante dos nossos olhos, cito alguns exemplos, aquele candidato que você depositou todas suas fichas que seria sério e que faria algo para o Brasil virar um corrupto sem dó ou aquele namorado que você amava e que gastou todos os seus "eu te amo" sinceros trair seus sentimentos, ou então aquela pessoa que você tinha como seu melhor amigo e que de repente lhe virou as costas, enfim poderia citar aqui inúmeras borboletas que se transformaram em morcegos. Mas o filme traz a mensagem que queremos acreditar e devemos acreditar, devemos acreditar que borboletas são em maiores números em nossas vidas, e que nossos sonhos fazem com que as coisas aconteçam sim!

E sei que é difícil, mas acreditemos que os mamíferos voadores ainda tenham o seu lado bom e que um dia possam voltar a serem nossas lindas borboletas e que nossos sonhos não se percam no meio do caminho em corredores de nossas vidas, e se um dia os perdemos, procuremos novamente e seguimos adiante, é claro se não for tarde demais.

2010

Passaram-se quatro dias já do ano de 2010, parece pouco não?

Temos ainda 361 (quase 360 pois já são 13:44)dias de um ano novinho em folha, ainda temos tempo suficiente para cumprir as promessas que fizemos no dia 31 de dezembro do ano passado né!

Vou confessar, faz um tempão que não faço promessas para o ano seguinte, sei lá me dá um certo medo no último dia do ano, digamos insegurança pra não dizer medo, uma certa angústia de pensar como será os próximos meses do tal ano novo, procuro então rever o que de bom o ano que passou deixou, somente as coisas boas, tento bloquear na minha memória as coisas que não me ajudaram e não me foram úteis, é claro que as gordurinhas que conseguimos nestes últimos dias é a coisa mais díficil de bloquear na memória, não concordam comigo? hehehehehhe

Assim com este balanço das coisas boas procuro levá-las adiante, fazê-las novamente, e não falo de coisas boas tipo o carro que comprei ou a piscina que coloquei no meu jardim, falo de amizades que ganhei, amizades que reencontrei, falo da maturidade que me fez entender que somente o que for verdadeiro é que importa na minha vida, falo da saúde da minha família, e da paz interior que conquistei, falo do sorriso da minha pequena que esteve comigo todas as manhãs do ano, e que quero ter todos os dias do próximo, enfim, inúmeros acontecimentos que contribuíram para meu bem estar interior.

Então minha vontade para este ano é, comemorar meu aniversário com meus amigos no domingo que vem, isso sim EU QUERO!

E que eu tenha força e bom humor para enfrentar os problemas que eventualmente irão surgir.

E que quero ver julho chegar para acompanhar o meu Brasil lutar pelo nosso Hexa, isso sim EU QUERO!

E que quero comemorar em Maio o sexto aninho da minha filhota amada, isso sim EU QUERO!

E que venham então estes 360 dias, mais 9:46h de 2010. e que soubemos aproveitá-lo da melhor forma possível!

Blogs que sigo!