sábado, 11 de setembro de 2010

De lúcido e louco todo mundo tem um pouco.

Assistindo a um documentário na TV sobre a loucura, e a vida nos manicômios, a repórter fazia uma entrevista com a assistente social naquele local e fez a tal pergunta: O que é loucura pra você? No que ela respondeu adivinhem com o que? Com a simples resposta de um “louco”, "Aqui dentro não existem loucos apenas pessoas que não agüentaram a loucura do mundo lá fora"

Isso me fez pensar muito, durante dias, no verdadeiro sentido da palavra lucidez. Penso, penso, penso e me dou um tempo pra não enlouquecer.
Seriam pessoas “normais” as que aceitam o mundo como ele é, que aceitam muitas vezes de braços cruzados esta falsidade, esta mesquinharia, esta falta de humildade, esta incapacidade de entender o outro, esta facilidade de julgar o outro, esta falta de solidariedade? Se isso é ser normal, quero enlouquecer.

Noutro dia assisti outra cena de um dito “doente mental”, um senhor bem vestido, bem arrumado e com jeito de pessoa do bem andava pela rua com outra que o cuidava, quando passou um trombadinha e quis assaltá-lo, ele reagiu e acabou levando um soco no rosto, ele ficou tão indignado que começou a gritar e dizer da ira dele por ter sido tão humilhado. Entrou em crise de “loucura”, (que pra mim foi pura crise de lu-ci-dez!),cai como uma luva a frase de Raulzito,”Não sou louco o mundo é que não entende minha lucidez”, o que ocorreu logo após sim foi no mínimo coisa de ... mundo louco,sistema bruto e sociedade regrada erroneamente, o homem foi algemado acreditem, ele que levou um soco no rosto, ele que foi humilhado por um trombadinha qualquer que queria pegar o seu dinheiro que parte era para comprar seu remédio para lucidez, enquanto isso o “lúcido” fugia, pela rua a fora.

Fiquei horrorizada ao ver tal cena, e fiquei pensando, como é fácil enlouquecer em um mundo que o errado vira certo, pior, em um mundo que aceita o errado como certo. Lógico, que ele iria gritar se atirar no chão e fazer aquela cena medonha, porque ele estava correto e queria que acreditassem nele, ele tinha sido envergonhado, e roubado. Atire a primeira pedra quem não tem vontade de gritar,gritar, gritaaaaaaaar, surtar mesmo de vez em quando.To caaalma! to caaalma!

Fica ai a grande dúvida, seriam os loucos lúcidos? Ou seriam os lúcidos loucos? Temos dias lúcidos, mas que estamos loucos e temos dias loucos, mas estamos em nossa plena lucidez. Que loucuraaa! Controle-se. Já tomou seu calmante hoje?






"Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Eeeeeeeeuu!...
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez"

(Raul dos Santos Seixas)

8 comentários:

  1. Já tomei meu diampax,meu valium 10 e vou dormir quase em paz... (Raul Seixas)
    Belo texto louco é o sistema do mundo onde uns Idiotas conduzem uma multidão de cegos e macacos de imitação,mundo tão miseravél onde o diferente é considerado loucura.

    ResponderExcluir
  2. " CAlma tudo vai passar............calma...calma........He HE HE! Show de bola o texto, sabe eu estou aprendendo muito com o teu blog, desde o dia da "lenha fiado" lembra ? Pois é porque simplesmente um ladrão assalta e a gente diz " deixa que não adianta é assim mesmo", ora vamos ter que tomar atitudes para que o errado não se torne cada vez mais certo nesse mundo Louco... Parabéns Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Essa é a danada da RE-A-ÇÃO! Nunca sabemos qual teremos diante de determinados fatos do cotidiano. Estamos todos no limite. Essa e a verdade! Prontos para, a qualquer momento, explodirmos...e salve-se quem puder!
    Precisamos de mais calma, mais amor, menos pudor de gritarmos a verdade de q somos feitas. Dizer q não gostamos, não queremos ou não podemos.
    A força do NÃO, continua escondida dentro de nossa percepção e molde. Bois de presépios? Não sei até quando...deixa o tempo nos desafiar!


    Parabéns sempre!
    adoro sua tônica e sua percepção!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Só loucos como nós para aguentar tal loucura. O mundo de hoje não está para brincadeira. Realmente sua reflexão me fez perceber tal fato.

    P.s. Não tomei meu calmante hoje. Ainda. (risos)

    ResponderExcluir
  5. Oi minha flor
    obrigada pela visita
    Adorei seu blog

    P.s.Continue sem tomar seu calmante...rs

    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    estou lendo alguns post's e estou adorando o blog. Principalmente esse dos loucos, eu concordo plenamente. Mundo doido.

    Tenho esse postado no meu, que talvez faça uma relação com essa loucura social.

    http://umlimaumemeiaspalavras.blogspot.com/2010/08/pedra-dos-oprimidos.html

    Está bem legal teu blog. Um bjo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Nana,
    Primeiro queria agradecer por você estar seguindo o meu blog (sempre bisbilhoto quem me segue,hahaha) e dizer que me sinto super lisonjeada de ser seguida por uma blogueira bacana como você.

    Concordo com o seu texto, na verdade acrescentaria que acaba ficando louco quem proucura demais resposta pra tudo, somos diferentes, vivemos de maneira diferente e nossas reações a determinadas coisas que acontecem também são. Loucura é relativa, assim como a normalidade.

    beijo meu

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu texto lúcido a respeito de uma loucura que vivemos.

    Sabe fiquei chocado com a cena que vc presenciou da violência contra um senhor de idade. Eu não aceito esse tipo de agressão é humilhante para nós todos isso sim! Que vivemos em uma sociedade que é permissiva com esse tipo de violencia.

    Obrigado pela visita e to seguindo aqui.

    Bjs

    ResponderExcluir

Blogs que sigo!