quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Todo o tempo do mundo

Trabalhei no feriado ontem, fui mesária voluntária na eleição para coneselheiros tutelares daqui da minha cidade. Podem muitos não concordarem mas gostei de trabalhar neste feriado. Neste tipo de trabalho se enxerga vários tipos de pessoas, com várias personalidades e jeitos de ser totalmente diferentes. A gente enxerga pessoas educadas, muito educadas assim como se vê pessoas mal educadas e muito mal educadas, o que me irrita muito. Pessoas com bom e mau humor, sorte nossa que ainda prevalece o bom humor e a boa educação, e principalmente os idosos, pessoas com idade já avançada e que já passaram por poucas e boas -meio contraditório este poucas e boas- na vida mas acima de tudo prezam a vida em si. Tem constantemente um sorriso no rosto, um muito obrigada nos lábios, e um baita humor em cada ruga da face. Sem falar na força interna e na esperança de cada um deles.
Ontem uma senhora com mais ou menos setenta e poucos anos chegou para votar, me entregou os documentos, procurei seu nome na lista e dei para ela assinar, foi quando ela muito devagar abaixou-se na mesa com a caneta na mão e susurrou baixinho uma frase que me chamou atenção, "meu nome eu trago aqui óh!", e puxou uma tira de papel ja surrado e velho do bolso da camisa onde a fracos traços de lápis preto dizia seu nome em letra cursiva escrito por ela mesma, franzindo a testa e olhando meio que com dificuldade para enxergar copiava sua assinatura do papel para a lista de votantes...Preciso acrescentar alguma coisa mais aqui a este texto?
Achei no mínimo emocionante esta cena, imaginei a tamanha felicidade daquela dita "velha", em poder mesmo que, com relutância assinar seu próprio nome ali, aquela senhora pra mim é sim, uma jovem que sonha ainda que em pouco tempo e acredita ver seus sonhos realizados, uma jovem que vê na vida sempre mais, sempre um apredizado.
Noutro momento um senhor de cabelos alvos, entrou sorridente comentando sobre o segundo turno das eleições para a presidência, dizia em bom som e com sorriso no rosto: "vamos lá de novo, escolhemos, e depois se não dá certo nós tiramos eles e colocamos outros", achei o máximo a juventude que vinha de dentro daquele dito "velho", quer mais jovialidade que isso? quer mais força física e mental que isso?
Enquanto nós "jovens" de vinte e poucos nos escabelamos e achamos por vezes ou outra estarmos cansados da vida, chega uma jovem guria sonhadora de setenta e poucos, e um guri idealista de noventa e poucos pra nos dizer: Acordem, não envelheçam antes do tempo, não cansem antes da hora, aliás, não existe hora pra ficar cansado meus jovens, vamos à luta, temos todo o tempo do mundo.







...perder estes "velhos" é perder um mundo novo...

Nana
13/10/2010

8 comentários:

  1. Oooi,
    adorei seu blog.
    Já estou te seguindo :D

    Beeijos :*
    @E_Gouveia

    www.myamazingland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Blog mais que perfeito. Seguindo-te...

    BJxxx

    Hubner Braz
    [Confissões Insanas]

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, Nana. Oscilamos do velho para o novo em questão de segundos, basta querermos. Ou não querermos. rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito Nana! É indo à luta que conseguimos!

    ResponderExcluir
  5. Convido a participar no meu blog ;)
    Um beijo,
    Maria.

    ResponderExcluir
  6. Olá querida ,gostei do seu Blog e te convido a conhecer Ventos Contrários da Alma, vc vai entender o nome e http://yofelicita.blogspot.com
    Seja bem vinda a explorar .
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Vim para deixar um FELIZ NATAL e um grande ANO NOVO a ti e a todos aqueles que teu coração abriga.
    BOAS FESTAS!!!!

    ResponderExcluir

Blogs que sigo!