Assistindo a um documentário na TV sobre a loucura, e a vida nos manicômios, a repórter fazia uma entrevista com a assistente social naquele local e fez a tal pergunta: O que é loucura pra você? No que ela respondeu adivinhem com o que? Com a simples resposta de um “louco”, "Aqui dentro não existem loucos apenas pessoas que não agüentaram a loucura do mundo lá fora"
Isso me fez pensar muito, durante dias, no verdadeiro sentido da palavra lucidez. Penso, penso, penso e me dou um tempo pra não enlouquecer.
Seriam pessoas “normais” as que aceitam o mundo como ele é, que aceitam muitas vezes de braços cruzados esta falsidade, esta mesquinharia, esta falta de humildade, esta incapacidade de entender o outro, esta facilidade de julgar o outro, esta falta de solidariedade? Se isso é ser normal, quero enlouquecer.
Noutro dia assisti outra cena de um dito “doente mental”, um senhor bem vestido, bem arrumado e com jeito de pessoa do bem andava pela rua com outra que o cuidava, quando passou um trombadinha e quis assaltá-lo, ele reagiu e acabou levando um soco no rosto, ele ficou tão indignado que começou a gritar e dizer da ira dele por ter sido tão humilhado. Entrou em crise de “loucura”, (que pra mim foi pura crise de lu-ci-dez!),cai como uma luva a frase de Raulzito,”Não sou louco o mundo é que não entende minha lucidez”, o que ocorreu logo após sim foi no mínimo coisa de ... mundo louco,sistema bruto e sociedade regrada erroneamente, o homem foi algemado acreditem, ele que levou um soco no rosto, ele que foi humilhado por um trombadinha qualquer que queria pegar o seu dinheiro que parte era para comprar seu remédio para lucidez, enquanto isso o “lúcido” fugia, pela rua a fora.
Fiquei horrorizada ao ver tal cena, e fiquei pensando, como é fácil enlouquecer em um mundo que o errado vira certo, pior, em um mundo que aceita o errado como certo. Lógico, que ele iria gritar se atirar no chão e fazer aquela cena medonha, porque ele estava correto e queria que acreditassem nele, ele tinha sido envergonhado, e roubado. Atire a primeira pedra quem não tem vontade de gritar,gritar, gritaaaaaaaar, surtar mesmo de vez em quando.To caaalma! to caaalma!
Fica ai a grande dúvida, seriam os loucos lúcidos? Ou seriam os lúcidos loucos? Temos dias lúcidos, mas que estamos loucos e temos dias loucos, mas estamos em nossa plena lucidez. Que loucuraaa! Controle-se. Já tomou seu calmante hoje?
"Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Eeeeeeeeuu!...
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez"
(Raul dos Santos Seixas)