quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Seja Criança!

Costumo prestar atenção nos movimentos da minha pequenina, ontem enquanto ela escovava os dentes eu me olhava no espelho, umas manchinhas ali outras acolá, alguns cravinhos, e lembrava que tinha que tirar a sobrancelha no dia seguinte, ela por sua vez escovava os dentinhos e também me cuidava.

Quando ela terminou fui eu escovar meus dentes e nisso ela se põe em frente ao espelho com os dois dedinhos indicadores como se tivesse no rosto alguma coisa como um cravo para tirar, perguntei:

O que está fazendo?

No que ela responde: olhando meu rosto, estou com olheiras Nana.

Eu respondo: crianças não tem olheiras.

Mas fiquei ali pensando em um monte de coisas que criança não tem, crianças não tem olheiras e não tem espinhas e cravos, elas não precisam tirar as sobrancelhas,crianças não tem celulite, crianças não tem barriga elas são fofinhas, crianças não tem amor não correspondido, elas não tem contas pra pagar e nem monografias para escrever, e pouco importa se seus cabelos são crespos ou lisos, crianças não se importam com o dia de amanhã, a não ser que o dia de amanhã seja Natal, Páscoa, seu aniversário ou então 12 de outubro, elas são seres desprovidos de qualquer sentimento ruim ou ansioso, salvo é claro aquelas que não tem comida na mesa ou aquelas que não tem os pais perto, ou aquelas que não tem escola e nem mesmo um par de tênis pra bater uma bolinha com os guris na quadra de terra.

Estas tem uma certa ansiedade sim, mas um tipo de ansiedade que as joga pra frente, um tipo de ansiedade de vencer obstáculos, e mesmo tendo estes problemas na cabeça quando encontram amigos esquecem de tudo e brincam como se nada tivesse acontecido. Nas brincadeiras elas tem castelos, são princesas, rainhas, super heróis que conseguem tudo. Pois é, elas tem no coração um sentimento que todo o mundo deveria ter para viver cada vez melhor, para viver sem amarras e sem o pessimismo que todo adulto tem, elas tem no coração a esperança, a vontade e o sonho de um dia fazer uma monografia de um dia ter uma família com comida na mesa, sonham em terem filhos que tenham um par de tênis para jogar futebol em uma boa quadra de uma ótima escola, enfim, elas sonham, e que me parece mais importante nisso tudo? Elas fazem dos problemas algo que da para se esquecer.

Façamos-nos crianças então, e deixemos de ser tão racionais e preocupados ao extremo, vamos brincar de rainhas e reis, e viremos os super heróis de nossas próprias vidas.

(Nana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que sigo!